Após descobrir o tal "algoritmo do fogo do Doom", cuja existência até então ignorava por completo, resolvi brincar com ele. Desta vez, fiz logo três versões de uma vez.
Primeiro para o ZX81, onde desenvolvi o mecanismo e fui otimizando o código. Depois disso, portar para o TRS-80 foi bem tranquilo. Na verdade colocar coisas na tela do TRS-80 é mais simples do que no ZX81, então foi só um pequeno trabalho de descomplicação.
Já no MSX, tive que aprender como funciona a tela no modo 3 (multicolor), que nunca havia lidado a não ser no BASIC. A cada frame os dados são processados em três etapas. A primeira atualiza os valores dos 1536 bytes correspondentes, cada um, a uma célula do fogo. Como a Screen 3 não é um modo bitmap, os dados são organizados, na segunda etapa, para que fiquem dispostos num buffer da maneira que exige o processador gráfico. Só então os dados são impressos na tela, numa terceira etapa.
A versão do ZX81 desenvolvi na tabelinha nano/Pasmo, testando no emulador sz81. A do TRS-80, fiz no EDTASM, rodando no emulador SLDTRS. E a do MSX fiz no Mega Assembler, rodando no openMSX.
Download: Doom Fire - MSX/ZX81/TRS-80
Versão MSX (a versão final tem a animação um pouco mais fluída do que a que aparece no vídeo):
Versão TRS-80:
Versão ZX81:
Nenhum comentário:
Postar um comentário